A ansiedade é mais comum do que parece. Estima-se que no Brasil, quase 19 milhões de pessoas sofram com algum transtorno de ansiedade. Somos também, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o país mais ansioso da América Latina. Portanto, tenha calma. Você não está só.

O que é Ansiedade?

Ansiedade nada mais é do que uma reação natural do nosso organismo, um mecanismo de defesa para lidar com situações de risco, então, sentimos uma espécie de apreensão por aquilo que está por vir, ou seja, nosso corpo ativa o sistema de “luta e fuga”, liberando adrenalina e noradrenalina (hormônios da ação) para que possamos enfrentar os desafios, assim, o coração é estimulado a bater mais forte e rápido para levar mais sangue aos órgãos vitais, elevando a pressão arterial, contraindo alguns músculos e relaxando outros, acelerando a respiração para maior captação de oxigênio, dilatando as pupilas para a visão ficar mais apurada, elevando a taxa de açúcar no sangue para que haja mais energia e diminuindo a capacidade digestiva para que a energia se concentre onde é mais necessária.

A Ansiedade é um problema?

A grande questão não é ter episódios de ansiedade, pois como vimos, configura-se num processo de autodefesa. Mas é não conseguir sair deste estado de alerta e antecipação. Isto causa sérios danos ao corpo, imagine-se constantemente com a pressão arterial elevada, músculos tensos, altas taxas de açúcar no sangue e baixa capacidade digestiva? Há também consequências para o emocional, como medo podendo evolui para pânico, sentimento de estar sendo perseguido, descontrole das emoções, choro em excesso, vergonha, tristeza, inadequação social, tensão, preocupação em excesso entre outras reações emocionais.

A Ansiedade do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa?

A Medicina Tradicional Chinesa trabalha com a ideia de 5 elementos que formam nosso corpo e nossas emoções, estes são Fogo (coração, intestino delgado, pericárdio e triplo aquecedor e o sentimento da alegria/euforia), Terra (baço, pâncreas e estômago e o sentimento da preocupação), Metal (pulmão e intestino grosso e o sentimento de tristeza), Água (rins e bexiga e o sentimento de medo) e Madeira (fígado e vesícula biliar e o sentimento de raiva). No estado ansioso, há o desequilíbrio de Fogo, ou seja coração, este estado é acompanhado pelo estresse, que provoca desequilíbrio de Madeira, ou seja de fígado. Estes processos aumentam o calor, cabe então ao terapeuta amenizar esse aquecimento para que o desequilíbrio não termine atingindo todos os elementos.

Como tratar?

A ansiedade tende a gerar mais ansiedade, dessa forma, o sujeito neste estado está predisposto a se relacionar com elementos e comportamentos que o mantenham em constante estado de alerta e de estresse. Na Medicina Tradicional Chinesa e nas Práticas Integrativas em Saúde existem uma série de recursos para atuar sobre a ansiedade e o estresse, dentre os quais destacamos: auriculoterapia, aromaterapia, cromoterapia, alimentação terapêutica, massagem, florais de bach e exercícios respiratórios e de meditação. O objetivo é promover relaxamento e saúde para que a pessoa possa ativar o sistema de “luta e fuga”, mas sem ficar presa a ele. O acompanhamento terapêutico de um psicólogo ou psicanalista pode também ser um caminho de tratamento e de atuação conjunta.

 

Esperamos ter esclarecido alguns pontos sobre o tema e estamos disponíveis caso queira saber mais a respeito. Sugerimos que você assista a este vídeo sobre introdução a práticas meditativas.

 


Os terapeutas do Damaru Ateliê Terapêutico estão à sua disposição para esclarecer qualquer dúvida, entre em contato!

Conheça nossa equipe!