depressao

É cada vez mais comum ouvir o termo depressão, ou passar por momentos de tristeza e associá-los a este tema. O Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde, conta com os maiores índices da América Latina, cerca de 11,5 milhões de pessoas com depressão, representando 5,8% da população brasileira, índice que vem aumentando ano após ano.

O que é a depressão?

É uma doença que afeta a saúde mental, causando uma sensação constante de tristeza, inadequação e perda de interesse.

Dentre os principais sintomas temos alterações no sono, apetite, nível de energia, foco e na concentração, autoestima e autoimagem, ou seja, há alteração de todo comportamento diário.
Partindo de um ponto de vista bioquímico, na depressão ocorre a diminuição da produção neurotransmissores pelo corpo, tais como serotonina e noradrenalina, que são responsáveis por transmitir os sentimentos de alegria e bem estar. Esta diminuição é o que acentua o sentimento de tristeza e desânimo.

Com o tempo, sem um tratamento adequado, isso acarreta no desequilíbrio de outras reações fisiológicas.

E do ponto de vista psicológico?

A depressão não apareceu por acaso, ainda que a causa não esteja aparente. Ela quase sempre é uma resposta do corpo a um modo de viver que é incoerente a pessoa. É comum nestes momentos a necessidade de se fazer uma espécie de balanço, seria como fechar as portas da vida para verificar, “como eu vivi até aqui?”, “o que aconteceu de bom?”, “o que me fez crescer?”, “o que poderia ter sido diferente?”, “porque fiz desta forma?”.

O que ninguém te fala sobre a depressão?

A depressão pode servir de mola propulsora para a mudança. Se a pessoa com depressão conseguir olhar para as questões emergentes, com calma, encontrando as perguntas certas, perceberá que este estado traz a energia necessária para mudar seu modo de viver e de ver o mundo, mas de forma ativa, ressignificando tudo a sua volta.

Tratamentos

A depressão tem sim tratamento e cura, desde que tratada com a seriedade, gravidade e peso que lhe é inerente. Quanto antes buscar o tratamento, mais eficaz e rápido ele será.

Geralmente envolve a combinação entre medicamento e terapia. Por isso, é importante que o médico psiquiatra e o psicólogo alinhem o tratamento, caminhando juntos para a solução do problema.

O tempo do tratamento não é de apenas uma ou duas consultas, pode levar alguns meses ou mesmo anos, mas o importante é que os sintomas diminuem rapidamente com o tratamento adequado, podendo a pessoa, quase sempre, retomar suas atividades diárias, com mais energia inclusive para atuar nas próprias mudanças.

depressão nervosa


Os psicólogos do Damaru Ateliê Terapêutico estão à sua disposição para esclarecer qualquer dúvida, entre em contato!

Conheça nossa equipe!